quarta-feira, 24 de abril de 2024

Mais de 140 toneladas de uvas-passas importadas são bloqueadas pelo Ministério por estarem contaminadas

POR Ana Carolina Morais | 11/12/2020
Mais de 140 toneladas de uvas-passas importadas são bloqueadas pelo Ministério por estarem contaminadas

Reprodução / ItupevaAgora

O

O Ministério da Agricultura (Mapa) impediu a comercialização, nos últimos meses, de mais de 140 toneladas de uvas-passas importadas que estavam contaminadas. De acordo com a pasta, os produtos bloqueados ultrapassaram o limite permitido de ocratoxina A – substância produzida por alguns tipos de fungos.

 

 

A substância, em condições ambientais corretas, pode estar em alimentos como cereais, frutos secos, café, cacau, uvas, vinho, cerveja ou sumos de fruta. Porém, quando a quantidade permita de micotoxina é excedida, o elemento se torna tóxico e prejudicial à saúde.

 

 

O bloqueio das uvas-passas foi efetuado pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov), da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo (SFA-SP), enquanto a interceptação da carga foi realizada, pela Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro/Mapa), em postos de fronteira do Porto de Santos e do Porte Seco de Fox do Iguaçu.

 

 

“Já foram bloqueadas cargas de uva-passa com mais de nove vezes o limite máximo permitido de ocratoxina. O Mapa está atuando com rapidez para esses bloqueios e a vigilância sanitária municipal também foi acionada. Estamos trabalhando com todo o empenho para que nenhum produto contaminado chegue à mesa do consumidor”, afirmou o auditor fiscal da operação, Tiago de Dokonal Duarte.

 

 

A medida de bloqueio de carga ocorre devido ao regramento previsto na Instrução Normativa DAS/Mapa nº 9/2002, que prevê que os lotes importados de amendoim, milho, amêndoas, pistache, frutas secas e milho de pipoca, incluindo também os seus subprodutos, só poderão ser liberados ao comércio no Brasil depois de serem submetidos à análise de micotoxinas, realizada por laboratórios credenciados pelo Mapa.

 

 

(Com informações do Canal Rural)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: