sábado, 18 de janeiro de 2025
Cerca de 17,5 milhões de condutores de motocicletas não possuem habilitação no Brasil. O Número representa 53,8% dos 32,5 mi de proprietários de motos, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (09) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Segundo a secretaria, os resultados podem ser explicados, entre outros fatores, pelo custo acessível do veículo, pelo crescimento de negócios com veículos compartilhados, pelo aluguel de motocicletas ou motonetas, e pela dificuldade de acesso à CNH por parte da população.
Os homens representam 80% dos proprietários de motocicletas, com a maioria dos proprietários na faixa etária de 40 a 49 anos, seguida por aqueles de 50 a 59 anos. Entre os que possuem habilitação, a maioria está na faixa etária de 30 a 39 anos.
Entre a frota total de veículos, os motociclistas respondem por 28% e a previsão é que em seis anos a porcentagem aumente para 30%. O Maranhão aparece como o estado com maior percentual de motocicletas, com 60% do total da frota de veículos do tipo, seguido pelo Piauí (54,5%), Pará (54,5%), Acre (53,1%) e Rondônia (51,2%).
No que diz respeito a infrações, 80% das multas são cometidas por uso inadequado de equipamentos de segurança pelo motorista, como o não uso do capacete.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10