sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Mais calcário no solo pode aumentar produtividade

POR Jornal Somos | 28/09/2018

Aumento no uso pode impulsionar a produtividade das lavouras de soja e milho

Mais calcário no solo pode aumentar produtividade

Reprodução

S

Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o aumento no uso de calcário no solo pode impulsionar a produtividade das lavoras de soja e milho.

No caso da oleaginosa, isso pode render até 10 sacas a mais por hectare. Isso pode mudar a maneira que o produtor usa o insumo, já que se acreditava que o excesso poderia trazer prejuízos as plantas.

 

De acordo com a Soja Brasil, há quatro anos, quando ainda cursava engenharia agronômica na UFMT, o produtor rural Antônio Marcos Prates participou de um estudo sobre o manejo da fertilidade dos solos. Entre as técnicas estudadas,uma chamou a atenção: o reforço da aplicação de calcário nas lavouras. Logo, passou a testar as alterações de aplicação do insumo na fazenda de três mil hectares do sogro e, terminada a análise, comemora os resultados alcançados nas últimas duas safras.

 

Conforme a publicação da pesquisa, os pesquisadores acreditam que ainda existe um receio dos produtores, devido uma informação repassada, que nas áreas de plantio direto é possível aplicar no máximo 2,5 toneladas de calcário na superfície, já que mais do que isso causaria danos nas culturas.

 

Sob avaliação, essa produtividade pode saltar consideravelmente com as novas recomendações para uso da técnica. Entretanto, que os resultados não aparecem de uma safra para a outra. O estudo já despertou o interesse do setor devido às produtividades ainda não tão satisfatórias, pesquisadores e produtores acreditam que essa mudança é necessária.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: