sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Ainda não é o eclipse solar total brasileiro – isso, só em 2045. Por aqui, teremos um eclipse da Lua – quando a Terra, Sol e o satélite estão alinhados, mas com o planeta "no meio" criando uma sombra.
Em 27 de julho deste ano ocorrerá um eclipse total de Lua com o máximo centrado no Oceano Índico, segundo dados proporcionados pela NASA.
A fase de totalidade do eclipse durará 1 hora e 43 minutos, sendo o mais longo do século XXI, começando às 16h30 e terminando às 18h13. Na ocasião, a lua não se ocultará totalmente, apenas ganhará uma tonalidade acobreada, popularmente conhecida como "Lua de Sangue". Isso acontece pois apesar da Terra bloquear a passagem da luz do sol para a Lua, ainda ocorrerá um reflexo, adquirindo o tom avermelhado no nosso satélite natural.
Quanto mais perto do litoral, melhor para conseguir observar o fenômeno, mas, você pode acompanhar também através da transmissão ao vivo que será realizada com a colaboração do projeto europeu STARS4ALL e do Observatório de altas energias HESS, clicando aqui.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10