sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Nesta segunda-feira, dia 17 de janeiro, faz exatamente um ano da primeira aplicação da vacina contra a Covid-19 no país. Diversas dúvidas surgiram desde então, mas segundo um levantamento do Google, o principal questionamento dos brasileiros foi se é permitido beber depois de se imunizar.
Segundo a plataforma, o interesse foi tão grande que a pergunta “pode beber depois da vacina?” foi pesquisada 36% a mais do que a segunda maior dúvida da população brasileira, que foi “qual a melhor vacina?”.
Em seu levantamento, o Google classificou as 100 frases mais pesquisadas em cada segmento. Na categoria vacinação contra a Covid-19, entre os 100 questionamentos, 44 eram relacionados aos aspectos práticos da imunização, como “onde tomar vacina” ou “quando vou ser vacinado?”. Foram 11 perguntas sobre o cadastro para receber o imunizante e 9 dúvidas a respeito das possíveis reações à vacina.
Os brasileiros também buscaram muito o significado de termos, antes pouco utilizados, que ganharam força e se tornaram comuns na pandemia. Em 2021, por exemplo, as procuras pela palavra “comorbidade” cresceram 730% se comparado a 2020, enquanto as buscas por “puérperas” aumentaram 65% e as por “imunossuprimidos” cresceram 33%.
Confira abaixo o top 20 das perguntas mais buscadas no Google sobre vacina no Brasil no último ano:
1) Pode beber depois da vacina?
2) Qual a melhor vacina?
3) Onde tomar vacina?
4) Onde tem vacina?
5) Quando vou ser vacinado?
6) O que é logradouro?
7) Qual a melhor vacina para Covid?
8) O que são imunossuprimidos?
9) O que é comorbidade?
10) Qual a vacina da Fiocruz?
11) O que são puérperas?
12) O que é vacina?
13) Quem teve covid pode tomar vacina?
14) Pode tomar vacina covid gripado?
15) Como se cadastrar para tomar vacina?
16) Como fazer o cadastro da vacina?
17) Quais são as vacinas do covid?
18) O que é pessoa institucionalizada?
19) Quais vacinas estão sendo aplicadas no Brasil?
20) Como está a vacinação no Brasil?
(Com informações do G1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10