quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Maio volta a ter bandeira vermelha e conta de luz fica mais cara

POR | 03/05/2021
Maio volta a ter bandeira vermelha e conta de luz fica mais cara

Foto: Agência O Globo

A

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou na virada do mês de abril para maio que a conta de luz ficará mais cara em maio. A tarifa sofrerá acréscimo de R$ 4,169 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos e passa ao patamar vermelho 1.

 

 

De acordo com a Aneel, o mês de maio dá início ao período seco e, com isso, os principais reservatórios têm nível de abastecimento reduzido. No mesmo comunicado, a Agência escreveu que "esse cenário sinaliza patamar desfavorável de produção das hidrelétricas, o que eleva a necessidade de acionamento do parque termelétrico, pressionando os custos relacionados ao GSF (risco hidrológico) e o (PLD) preço da energia no mercado de curto de prazo".

 

 

Ainda segundo o órgão, abril foi o mês com pior aporte hidráulico da história do SIN (Sistema Interligado Nacional). O mês é conhecido por marcar o fim do período de transição entre as estações úmida e seca. Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: