quarta-feira, 03 de julho de 2024

Brasil

Maio será 4º mês de bandeira verde para contas de energia elétrica

POR | 26/04/2020
Maio será 4º mês de bandeira verde para contas de energia elétrica

Divulgação

A

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou neste final de semana que as contas de luz terão bandeira verde em maio, sem taxa extra nas tarifas de energia. É o quarto mês consecutivo de bandeira verde. Segundo a nota da Aneel, as chuvas ao longo de abril ajudaram a recuperar os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN). "A combinação de reservatórios mais elevados com o impacto das medidas de combate à pandemia da covid-19 sobre o consumo de eletricidade sinaliza manutenção da elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN, sem a necessidade de acionamento do parque termelétrico de forma sistêmica", informou o órgão regulador.

 

Este é um cenário positivo diante da atualidade em que as pessoas estão preocupadas com o desequilíbrio das contas. Esta sequência de taxas sem acréscimo refletiu na redução do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

 

As bandeiras tarifárias indicam o custo da energia gerada e possibilitam o uso consciente por parte dos consumidores. Antes do sistema, o custo da energia era repassado às tarifas no reajuste anual de cada empresa, com incidência da taxa básica de juros o que gerava cobrança acima  do valor custo da empresa, ou abaixo, dependendo do mês.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: