quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva partiu nesta quinta-feira (7) para Nova Déli, na Índia, onde se reunirá com líderes das principais nações do mundo na 18ª Cúpula do G20, que acontecerá nos dias 9 e 10 deste mês. A comitiva brasileira deve chegar à cidade indiana na noite de sexta-feira (8), pelo horário de Brasília.
Essa cúpula é o ponto central das atividades do G20 e marca o final da presidência rotativa do bloco, atualmente liderada pela Índia. O Brasil assumirá essa posição a partir de 1º de dezembro, pela primeira vez em sua história.
Antes de sua partida, o presidente Lula participou do desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, acompanhado de ministros e autoridades.
Durante a Cúpula do G20, Lula participará de duas sessões temáticas no sábado (9): uma sobre desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e preservação ambiental, e outra sobre crescimento inclusivo e progresso nos objetivos de desenvolvimento sustentável.
No domingo (10), a terceira sessão abordará transformações tecnológicas, infraestrutura digital, reformas multilaterais e o futuro do trabalho.
Após a última sessão, haverá uma cerimônia de transferência da presidência do G20. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, fará um balanço da presidência da Índia em 2023, e o presidente Lula apresentará as prioridades e desafios da futura presidência brasileira, que começa em dezembro de 2023.
O Brasil ocupará a presidência do G20 até o final de 2024, quando sediará a próxima cúpula na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro do ano seguinte.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.