quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Lula é acusado pela Receita Federal de sonegar impostos e de conluio com empreiteiras

POR Thais Cabral | 10/09/2021
Lula é acusado pela Receita Federal de sonegar impostos e de conluio com empreiteiras

Foto Lula: Divulgação/Site Lula

O

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo acusado pela Receita Federal de sonegar impostos, além de conluio com empreiteiras para ocultar rendimentos milionários, de acordo com documento obtido pela revista Veja sobre processo de execução fiscal que esta tramitando na 2° Vara Vara da Justiça Federal em São Bernardo do Campo (SP).

 

 

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional cobra Lula dívida de R$1,25 milhão, que se refere a impostos que não foram recolhidos. Segundo a Receita, o ex-presidente omitiu em suas declarações de renda os recursos que recebeu de duas empreiteiras para executar as reformas no tríplex do Guarujá e no sítio de Atibaia, que estão localizadas em São Paulo.

 

 

A Receita Federal, em ação contra Lula foi impetrada em julho do ano passado, e os auditores concluíram que o tríplex pertencia ao ex-presidente, assim a reforma era parte de um pacote de vantagens financeiras, que não foram declaradas.

 

 

"O fiscalizado omitiu rendimentos tributáveis na forma de bens e direitos oriundos de reformas pagas pela OAS no apartamento tríplex e no sítio Atibaia, conforme exaustivamente detalhado neste relatório. O mesmo era proprietário do tríplex e, com relação ao sítio Atibaia, foi beneficiado pelas reformas feitas no mesmo, haja vista que era usuário contumaz do imóvel e tais reformas só foram feitas devido a esse fato", afirma outro trecho do relatório da Receita.

 

 

A defesa de Lula, de acordo com a revista Veja, questionou a legalidade da cobrança, afirmando que os documentos usados pela Receita Federal têm origem em processos anulados pelo Supremo.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: