terça-feira, 04 de novembro de 2025
Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta terça-feira (4), que a Polícia Federal participe das investigações sobre as 121 mortes registradas durante a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, o presidente se manifestou de forma mais dura sobre o caso, classificando a ação como uma “matança”.
Segundo Lula, o governo trabalha para que peritos da Polícia Federal auxiliem na apuração das mortes. “Estamos tentando ver se é possível os legistas da PF participarem da investigação, porque há muitos discursos e versões diferentes. As pessoas foram enterradas sem perícia de outro órgão”, afirmou o presidente em entrevista a jornalistas estrangeiros que estão em Belém (PA) para a COP30.
A operação, realizada há uma semana, resultou em 117 mortes de suspeitos e quatro de policiais. Lula destacou que a ação, que tinha como alvo o Comando Vermelho (CV), foi autorizada pela Justiça apenas para cumprimento de mandados de prisão. “A decisão do juiz era uma ordem de prisão, não uma ordem de matança. E houve matança. É importante investigar em que condições isso aconteceu”, declarou.
O presidente classificou o resultado da operação como “desastroso” sob o ponto de vista da atuação do Estado. “Do ponto de vista da quantidade de mortos, alguns podem considerar um sucesso, mas, do ponto de vista da atuação do Estado, foi desastrosa”, concluiu.
Na última quinta-feira (30), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou o envio de 20 peritos criminais da Polícia Federal ao Rio de Janeiro para reforçar as investigações. Eles atuarão em análises de balística, genética forense, identificação de DNA, medicina legal e perícia de locais de crime.
Lula cumpre agenda em Belém (PA) desde sábado (1º), antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro. A Cúpula dos Líderes, que antecede o evento principal, será realizada nos dias 6 e 7 de novembro e reunirá chefes de Estado de todo o mundo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.