quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert / PR
Durante viagem oficial à Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (23) que pretende disputar um quarto mandato presidencial em 2026 — mesmo prestes a completar 80 anos. O anúncio foi feito ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, e reacendeu o debate sobre a continuidade do petista no poder.
No discurso, Lula afirmou:
“Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Eu estou lhe dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse primeiro mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições”.
O presidente, que já governou o país por dois mandatos entre 2003 e 2010 e voltou ao cargo em 2023, também afirmou ter “a mesma energia de quando tinha 30 anos”. A fala gerou repercussão nas redes, onde internautas criticaram o que chamaram de apego ao poder e falta de renovação política.
Em entrevistas anteriores, Lula havia deixado dúvidas sobre uma nova candidatura, citando questões de saúde. Agora, porém, o petista demonstra disposição para permanecer no comando do país por mais quatro anos — o que totalizaria 16 anos de governo sob sua liderança.
Durante o encontro, Lula ainda voltou a defender o multilateralismo e criticou o protecionismo comercial. Ele participa nesta quinta de um fórum com cerca de 200 empresários e busca ampliar as exportações de proteína animal do Brasil para a Indonésia, país que se tornou membro pleno do Brics em janeiro.
A agenda presidencial segue nesta sexta (24) com reuniões na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) antes do embarque para a Malásia.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.