sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Nesta quinta-feira (22/12), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília – onde atua a equipe de transição – os nomes de mais 16 ministros do futuro governo.
Lula anunciou os seguintes nomes:
"Nós estamos tentando fazer um governo que represente, no máximo que a gente puder, as forças políticas que participaram conosco da campanha", afirmou Lula.
O presidente eleito, ao se dirigir aos ministros anunciados, afirmou que eles precisarão contemplar em suas pastas a “pluralidade” da população brasileira.
Em seguida, Lula informou que ainda falta anunciar alguns ministros e que serão chamadas pessoas que “ousaram colocar a cara e enfrentar o fascismo que estava espraiado neste país”.
Antes do pronunciamento, a equipe de transição, coordenada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), apresentou o relatório final com a conclusão dos trabalhos.
Os trabalhos da transição foram divididos em mais de 30 grupos temáticos.
Alckmin informou durante a apresentação as conclusões da equipe de transição sobre Saúde, Educação, Segurança e Meio Ambiente.
Alckmin ministro
Apesar de ter anunciado o vice Geraldo Alckmin como ministro da Indústria, inicialmente Lula havia dito que Alckmin não seria ministro.
No entanto, nesta quinta, o presidente explicou que convidou o empresário Josué Gomes para a pasta, mas que, como o convite foi recusado, decidiu convidar Alckmin para o ministério.
Esta não é a primeira vez que o vice-presidente assume um ministério.
No primeiro governo Lula, o então vice, José Alencar, comandou o Ministério da Defesa. Além disso, no governo Dilma Rousseff, o então vice, Michel Temer, chefiou a Secretaria de Relações Institucionais.
Relembre outros ministros já anunciados
Até então, Lula já havia anunciado seis ministros do futuro governo (por ordem alfabética):
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10