sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Lote residual das restituições do IRPF 2021 é pago hoje (30)

POR Ana Carolina Morais | 30/12/2021
Lote residual das restituições do IRPF 2021 é pago hoje (30)

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

N

Nesta quinta-feira (30), aproximadamente 175 mil contribuintes que haviam caído na malha fina, mas acertaram as contas com o Fisco, estão recebendo R$ 285 milhões em restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de dezembro. O pagamento é realizado na conta já informada na declaração do Imposto de Renda.

 

 

Há uma semana, na quinta-feira (23), a consulta ao lote residual havia sido aberta na pela Receita Federal. Esse lote que está sendo pago contempla tanto restituições da malha fina deste ano, quanto de anos anteriores. No total, 174.482 contribuintes de 2021 receberam o dinheiro.

 

 

Se o contribuinte não estiver na lista, ele terá que entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para retirar o extrato da declaração. No caso de haver alguma pendência, ele poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

 

 

Outra possibilidade é a de a restituição não ser depositada na conta informada anteriormente, como ocorre com contas desativadas. Nesse caso, os valores ficarão disponíveis por até um ano para serem resgatados no Banco do Brasil, sendo possível que o cidadão agende o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio da Central de Relacionamento nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) ou no Portal BB.

 

 

Se o valor da restituição não for resgatado pelo contribuinte no prazo de um ano, ele deverá pedir a quantia por meio do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” no site e clicando em “Meu Imposto de Renda” e, depois, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: