quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Lira afirma e volta atrás ao dizer que governo não planeja racionamento de energia

POR | 23/06/2021
Lira afirma e volta atrás ao dizer que governo não planeja racionamento de energia

Foto: Assessoria de Comunicação da Abratel/Camara dos Deputados

O

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falou nesta terça-feira (22/06), em saída do Palácio do Planalto que o Brasil deverá passar por "algum tipo de racionamento" para evitar uma crise energética maior. Esta é a 2ª vez que Lira afirmar ter estado com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para fazer a análise do cenário de crise hídrica pelo qual passa o país, e que, segundo o governo, não há risco de apagão, no entanto, a necessidade de um racionamento é eminente.

 

 

Entretanto, após a fala circular novamente entre os veículois de comunicação nacionalmente, o Ministério de Minas e Energia (MME) emitiu nota à CNN afirmando que não estão sendo tomadas quaisquer medidas objetivando o racionamento de energia elétrica no país.

 

"Todo o trabalho tem sido realizado de forma transparente, sinérgica e tempestiva, buscando o uso racional dos recursos hídricos e da energia elétrica, permitindo que o país passe por esta conjuntura crítica com serenidade e sem alarmismos". A pasta diz ainda que, "Dentre as ações avaliadas pelos órgãos envolvidos, está uma Medida Provisória que visa fortalecer a governança do processo decisório, possibilitando maior agilidade, segurança jurídica e total respeito às competências de todas as instâncias".

 

 

A consequência à nota foi o presidente da Câmara precisar voltar atrás em sua fala inicial, em que publicou em suas redes sociais sobre o mesmo:

 

"Falei há pouco com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que esclareceu que a Medida Provisória não irá trazer qualquer comando relativo ao racionamento de energia. Será feito o incentivo ao uso eficiente da energia pelos consumidores de maneira voluntária." Escreveu.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: