sábado, 27 de abril de 2024

Brasil

Limite para transferências financeiras noturnas começa a valer hoje (04)

POR | 04/10/2021
Limite para transferências financeiras noturnas começa a valer hoje (04)

Imagem: Banco Central do Brasil/Agência Senado

C

Começa hoje a valer o limite de um mil reais (R$ 1.000,00) para transferências e pagamentos feitos por pessoas físicas entre as 20h e as 6h. O Banco Central (BC) já havia anunciado a ação no mês passado e explicado que o objetivo desta limitação é de coibir os casos de fraudes, sequestros e roubos noturnos. Completando esse primeiro anúncio, na semana passada, o Banco acrescentou outras medidas de segurança para o sistema instantâneo de pagamentos, em que poderá ser bloqueado o recebimento de transferências via Pix a pessoas físicas por até 72 horas, caso haja suspeita de que a conta beneficiada seja usada para fraudes. Esta última começará a valer a partir de 16 de novembro e tem como objetivo o mesmo das anteriores.

 

 

Neste primeiro ato, as contas de pessoas jurídicas não foram afetadas pelas regras. A restrição vale tanto para transações por Pix, sistema de pagamento instantâneo, quanto para outros meios de pagamento, como transferências intrabancárias, via Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos.

 

 

Entretanto segundo as normas divulgadas, o cliente pode alterar os limites das transações quando achar necessário por meio dos canais de atendimento eletrônico dos bancos, mas a liberação não será imediata, tendo prazo de 24 horas a 48 horas após o pedido para a efetivação.

 

 

Ou ainda, caso queira, o próprio cliente pode definir também limites distintos de movimentação no Pix durante o dia e a noite, permitindo limites mais baixos no período noturno. Ainda será permitido o cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, mantendo os limites baixos para as demais transações. Lembrando que qualquer solicitação não será liberada de imediato.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: