sexta-feira, 19 de abril de 2024

Levantamento da CNC aponta que salário de contratação caiu em 128 das 140 principais profissões

POR Ana Carolina Morais | 08/07/2022
Levantamento da CNC aponta que salário de contratação caiu em 128 das 140 principais profissões

Foto: José Cruz/Agência Brasil

U

Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que o salário de contratação caiu em 128 das 140 principais profissões, e subiu em apenas 12 dessas 140 ocupações. O estudo foi realizado com base nos dados oficiais do Cadastro Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Caged), disponibilizado pelo Ministério do Trabalho.

 

 

Essas 140 profissões mais relevantes do mercado de trabalho formal representam, atualmente, 72% da ocupação do trabalho com carteira assinada no país. Entre as poucas exceções de profissões que conseguiram superar a inflação estão aquelas que foram impactadas pela pandemia de Covid-19, como as da área de saúde, educação e tecnologia.

 

 

Para chegar a estes números, o estudo comparou a média salarial dos últimos 12 meses finalizados em maio com a média dos doze meses anteriores, descontando a variação da inflação anual de 11,9%, que é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do IBGE.

 

 

As 12 profissões que tiveram ganho real no salário de contratação foram: médico clínico, professor de nível médio no ensino fundamental, controlador de entrada e saída na indústria, professor de nível superior na educação infantil, estoquista, programador de sistemas de informação, professor de nível médio na educação infantil, gerente comercial, trabalhador no cultivo de árvores frutíferas, analista de desenvolvimento de sistemas, costureiro na confecção em série e repositor de mercadorias.

 

 

(Com informações do g1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: