quinta-feira, 25 de abril de 2024

Lei que proíbe eutanásia de cães e gatos de rua é sancionada pelo presidente Bolsonaro

POR Ana Carolina Morais | 21/10/2021
Lei que proíbe eutanásia de cães e gatos de rua é sancionada pelo presidente Bolsonaro

Foto de Tehmasip Khan no Pexels

F

Foi sancionada, nesta quarta-feira (20), pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei que determina a proibição da eutanásia em cães e gatos de rua pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e demais estabelecimentos desse segmento que, normalmente, recebem estes animais quando são abandonados.

 

 

O texto, agora sancionado, de autoria dos deputados federais Ricardo Izar (PP-SP) e Celio Studart (PV-CE), havia sido aprovado no final do mês de setembro pelo Congresso Nacional.

 

 

A partir dessa nova legislação, apenas os animais que possuírem doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que possam inserir risco à saúde humana e de outros animais poderão sofrer eutanásia. Ainda assim, nestes casos, o procedimento deverá ser justificado por laudo veterinário prévio.

 

 

“A ideia central do projeto é a proteção animal e o incentivo à adoção, retirando de cena o abatimento desmotivado e desarrazoado de animais sem doença infectocontagiosa incurável”, explicou a Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio de comunicado.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: