sexta-feira, 19 de abril de 2024

Lacuna de dados da vacinação infantil contra a Covid-19 no Brasil é gerada por subnotificação

POR Ana Carolina Morais | 14/02/2022
Lacuna de dados da vacinação infantil contra a Covid-19 no Brasil é gerada por subnotificação

Divulgação / Instituto Butantan

A

A demora de vários municípios em realizarem o cadastro dos dados da vacinação contra a Covid-19 das crianças de 5 a 11 anos nas bases dos governos estaduais e do Ministério da Saúde está gerando uma lacuna nessas informações e, consequentemente, causando dúvidas sobre o real panorama da imunização desse público.

 

 

Um levantamento elaborado pela Folha de S. Paulo com os dados da pasta da Saúde aponta que 287 cidades brasileiras ainda não começaram a vacinação infantil. Só que entre os 21 estados que, de acordo com os dados, possuem cidades sem terem começado a imunização, 13 afirmam que todos os seus municípios já iniciaram, sim, a aplicação das doses contra o novo coronavírus em crianças.

 

 

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, explica que até a semana passada a ausência de imunização em alguns municípios era verdade, só que, nos últimos dias, esse quadro evoluiu, e o que acontece, agora, é que a subnotificação está dificultando se ter uma dimensão real da vacinação.

 

 

Ele ainda afirmou que, em algumas regiões, principalmente no Norte e no Nordeste, o acesso ao prontuário eletrônico é difícil e tudo fica registrado no papel antes de ser lançado na base de dados. A vacinação infantil começou no Brasil em 14 de janeiro. Ainda assim, após um mês do seu início, continua sendo possível detectar diversas problemáticas no cadastramento dessas informações.

 

 

(Com informações do Mais Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: