quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Justiça nega adiamento do Enem e prova permanece marcada para este domingo (17)

POR Ana Carolina Morais | 12/01/2021
Justiça nega adiamento do Enem e prova permanece marcada para este domingo (17)

Reprodução / O Globo

A

A Justiça Federal em São Paulo negou o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, mantendo a realização das provas na versão impressa para este domingo (17) e o próximo (24). O pedido de suspensão do exame havia sido realizado pela Defensoria Pública da União (DPU), junto à União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e as entidades Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Educafro.

 

 

Segundo a Justiça Federal de SP, em caso de algum município apresentar um elevado risco de contágio que faça ser necessário o uso de medidas severas de contenção à Covid-19, caberá às autoridades locais impedirem a realização do Enem, onde o Inep (responsável pelo exame) terá de reaplicar a prova.

 

 

A decisão da Justiça ainda afirma que a pandemia varia em cada região do país, sendo de responsabilidade das autoridades locais a decisão sobre se há, ou não, segurança para a realização do exame. “A situação da pandemia em uma cidade pode ser mais ou menos grave do que em outra e as peculiaridades regionais ou municipais devem ser analisadas caso a caso, cabendo a decisão às autoridades sanitárias locais que podem e devem interferir na aplicação das provas do ENEM se nessas localizações específicas sua realização implicar em um risco efetivo de aumento de casos da Covid-19”, diz um trecho.

 

 

A DPU recorreu à decisão, afirmando que a magistrada que negou o adiamento da prova se baseou “na recente realização de vestibulares regionais para justificar a viabilidade da realização do Enem, de caráter nacional”, bem como que “os argumentos levantados pela decisão recorrida são incompletos e equivocados”, pois “não é apenas a área da sala e sua ocupação que afetam a disseminação do coronavírus. A ventilação das salas, por exemplo, também é um fator absolutamente relevante e que está sendo desconsiderado. Uma sala sem ventilação adequada, ainda que com menos pessoas, pode representar um risco muito maior”.

 

 

(Com informações do G1)

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: