sexta-feira, 26 de abril de 2024

Justiça Eleitoral bate recordes de atendimentos no dia do fechamento do cadastro eleitoral

POR | 05/05/2022
Justiça Eleitoral bate recordes de atendimentos no dia do fechamento do cadastro eleitoral

Imagem: Divulgação/Assessoria

O

Ontem, quarta-feira (4/5) foi o último dia para que o cidadão brasileiro ou estrangeiro que queira votar nas eleições de 2022 pudesse organizar seu documento e garantisse este direito. E as filas extensas foram vistas em todo o país. O que também refletiu nos números apresentados pela Justiça Eleitoral (JE) hoje que superou todas as marcas históricas de atendimentos nas últimas horas da data final do fechamento do cadastro eleitoral de 2022.

 

 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, ao todo, foram 8.553.519 milhões de pedidos atendidos nos últimos 31 dias, sendo 4.550.465 de forma presencial nos cartórios pelo sistema Elo e 4.003.054 milhões de solicitações feitas de forma virtual pelo Título Net.

 

 

E ainda que, somente nesta quarta-feira, a Justiça Eleitoral somou mais de 1,3 milhão de atendimentos. Foram 830.850 mil pela internet e 512.756 mil de forma presencial.

 

 

Por conta do alto volume de solicitações nessa reta final do cadastro eleitoral, a JE priorizou os atendimentos no Título Net e sistema Elo. Assim, serviços como os do e-Título – que não impactam a retirada do documento nem a regularização do cadastro de eleitor – que ficaram fora do ar até hoje, quinta-feira (5/5).

 

 

Quanto a aqueles que fizeram seus processos pela Internet, o Tribunal informou que todos os eleitores e eleitoras que solicitarem a emissão, transferência ou regularização do título até as 23h59 de ontem terão os pedidos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral. O andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet na página do TSE. O prazo de resposta é de até um mês.

 

 

A partir de hoje, não está permitida solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE agora passa a estar fechado para as eleições de outubro. De acordo com o calendário eleitoral, o TSE divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022, bem como o detalhamento e o perfil do eleitorado brasileiro.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: