domingo, 25 de outubro de 2026
Foto: Reprodução/Aglys Nadielle
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que o mês de junho de 2025 terá a ativação da bandeira vermelha patamar 1, o que representa um custo extra de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. A medida entra em vigor já neste mês e deve impactar diretamente o valor da conta de luz dos brasileiros.
Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido à redução no volume de água nos reservatórios, situação que compromete a geração de energia pelas usinas hidrelétricas. Com isso, o sistema elétrico nacional passa a depender mais das usinas termoelétricas, que possuem um custo de operação mais elevado.
“Projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas”, explica a nota da Aneel.
Diante do cenário, a agência faz um apelo para que os consumidores adotem práticas conscientes no uso da energia elétrica, como forma de aliviar os gastos e contribuir com a preservação dos recursos naturais.
“A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, reforça o comunicado.
A bandeira tarifária é um sistema que sinaliza mensalmente as condições de geração de energia no país. Quando os custos aumentam, como agora, os consumidores são alertados por meio da bandeira vermelha.
*Com informações CNN
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
25/10/2026
Jovem de 19 anos morre atropelado durante carreata de apoio a Flávio Bolsonaro em Goianésia (GO)
Matheus Henrique, de 19 anos, morreu após ser atropelado durante uma carreata em apoio ao candidato do PL à Presidência, Flávio Bolsonaro, em Goianésia (GO). As autoridades apuram as circunstâncias do acidente.
25/10/2026
Vacina contra a gripe: esclarecimentos sobre mitos, riscos e a importância da imunização anual
Especialistas discutem, em podcast produzido em parceria com a Veja Saúde, a necessidade da vacinação anual contra a influenza, desmistificando crenças e ressaltando benefícios para a saúde individual e coletiva.
24/10/2026
Ouvir música ativa o cérebro, transforma emoções e pode ajudar a regular o humor
Estudos indicam que a audição de músicas mobiliza redes cerebrais corticais e subcorticais, com efeitos sobre humor, frequência cardíaca e liberação de dopamina. A música pode ser uma ferramenta complementar, mas não substitui tratamentos médicos ou psicológicos.
23/10/2026
Anvisa proíbe tiras falsificadas da Accu-Chek Active vendidas na Amazon
A Anvisa determinou a proibição de tiras de glicemia falsificadas da linha Accu-Chek Active comercializadas na Amazon. Pessoas que usam o produto devem verificar a procedência antes de utilizá-lo.