sexta-feira, 23 de outubro de 2026
Foto: Redes Sociais
A mineira de Contagem, de 22 anos, viralizou nas redes sociais ao afirmar que foi selecionada para se tornar astronauta de carreira em voos espaciais tripulados. A jovem declarou ser "astronauta da turma de 2025" e que participaria do voo inaugural da Titans Space em 2029. No entanto, diversos dados divulgados por ela não se confirmam.
A Nasa informou que a jovem nunca recebeu treinamento oficial da agência e não integra o atual grupo de formação de astronautas. Segundo a agência, apenas 10 candidatos fazem parte do programa, e ela não é uma deles.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) esclareceu que a jovem foi desligada do curso de Física após não se matricular no segundo semestre de 2023. Já a Universidade Columbia, em Nova York, não encontrou nenhum registro da brasileira em seus programas de mestrado, como ela alegava.
A Titans Space confirmou que a jovem foi selecionada para uma futura viagem, mas não esclareceu se como astronauta ou turista espacial — serviço que a empresa oferece por valores a partir de US$ 1 milhão. Além disso, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) declarou que a Titans Space não possui licença para operar voos espaciais tripulados.
Em 2022, a jovem havia publicado em redes sociais que concluiu um "treinamento de astronauta" pela Nasa. Contudo, o curso feito ocorreu no U.S. Space & Rocket Center, um museu espacial no Alabama que oferece atividades educacionais, sem validade como formação oficial de astronauta.
Uma das imagens divulgadas por ela — usando um capacete com logo da Nasa — também gerou suspeitas, pois em outra postagem similar a logomarca estava ausente, sugerindo possível edição.
Procurada, a jovem afirmou que qualquer esclarecimento seria dado por sua assessoria de imprensa. No entanto, até o momento, não houve retorno concreto à imprensa.
De acordo com a Nasa, os requisitos básicos para se tornar astronauta incluem:
Especialistas em astronomia reforçam que o caminho até o espaço exige anos de preparação acadêmica, condicionamento físico e processos altamente seletivos.
Com informações de G1.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
23/10/2026
Anvisa proíbe tiras falsificadas da Accu-Chek Active vendidas na Amazon
A Anvisa determinou a proibição de tiras de glicemia falsificadas da linha Accu-Chek Active comercializadas na Amazon. Pessoas que usam o produto devem verificar a procedência antes de utilizá-lo.
23/10/2026
Anvisa endurece regras para uso compassivo da polilaminina e gera debate
Anvisa restringiu o uso compassivo da polilaminina após registro de nove óbitos, mantendo a exigência de critérios clínicos definidos em estudo em andamento.
23/10/2026
Policial e jovem se envolvem em briga em parquinho de praça após discussão sobre camisa com símbolo político
Um investigador da Polícia Civil e um adolescente se envolveram em uma briga corporal em um parquinho infantil, na noite de quinta-feira (22/10). Segundo o agente, a confusão começou após uma provocação relacionada a uma camisa política.