sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Na manhã desta segunda-feira (26/9), um jovem invadiu uma escola municipal na cidade de Barreiras, Bahia, e teria atacado uma cadeirante que acabou indo a óbito no local.
De acordo com informações preliminares, um jovem teria pulado o muro da Escola Municipal Eurides Sant'Ana portando uma arma de fogo e um facão.
Segundo a Polícia Militar da Bahia, o acusado teria atirado contra os jovens, e atacado a jovem Geane da Silva Brito, de 19 anos e que frequentava o 9º ano do Ensino Fundamental, com golpes de faca e disparos de arma. Então, na tentativa de fuga, o suspeito foi atingido por um tiro que partiu de outra pessoa, ainda não identificada. O autor usava roupas pretas e óculos escuros, com ele foram encontrados um revólver calibre 38, duas armas brancas e aparentemente uma bomba caseira. O material apreendido foi apresentado na 11ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin).
O atirador foi baleado e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Oeste. Segundo os socorristas, o jovem foi atingido em um dos ombros, no abdômen e em uma das pernas. Não há detalhes sobre o estado de saúde do jovem mas precisou ser encaminhado para o centro cirúrgico.
Informações preliminares colhidas no local de testemunhas apontam que o atirador era matriculado no colégio, mas não frequentava as aulas. Não há informações desde quando ele estava ausente das atividades escolares.
Em nota, a Prefeitura de Barreiras lamentou o ocorrido.
"A Secretaria de Educação com todo o seu corpo técnico e a Polícia Militar acompanham o caso promovendo todo apoio e assistência aos estudantes e seus familiares com toda a responsabilidade que a situação requer, diante de tão inesperada tragédia", disse, que ainda completou "Em tempo, solidarizam-se com a família da aluna vitimada, expressando os mais profundos sentimentos neste momento de profunda dor e consternação", afirmou a prefeitura.
Além disso, a Secretaria de Educação da Bahia (SEC), por meio do Núcleo Territorial da Bacia do Rio Grande (NTE 11), informou que uma equipe do órgão e psicólogos do SEC estão a disposição para prestar apoio e atendimento à família da vítima e à comunidade escolar.
"Neste momento de dor, a SEC se solidariza com os familiares, amigos, estudantes, educadores e trabalhadores da instituição de ensino", disse, em nota.
A Câmara Municipal de Barreiras emitiu nota de pesar aos parentes e amigos da vítima em nome e informa que a unidade de ensino é conveniada à Polícia Militar. A garota morava no assentamento Ilha da Liberdade, na zona rural da cidade, e tinha seis irmãos. O texto, assinado pelo presidente da Câmara, Otoniel Nascimento Teixeira, descreve a jovem como uma pessoa que tinha "uma trajetória marcante, junto com sua família, em favor da inclusão, acessibilidade e atendimento educacional especializado".
A partir de agora a Polícia Civil da Bahia assume as investigações mas até o momento não há informações sobre a motivação do crime. Existem algumas suposições sobre publicações de discurso de ódio nas redes sociais de um jovem de 14 anos, mas nada foi confirmado pela Polícia até o momento.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10