sexta-feira, 05 de junho de 2026

Jornalista que foi perseguido por Carla Zambelli com arma tem prisão decretada pela Justiça de SP

POR Marcos Paulo dos Santos | 05/06/2026
Jornalista que foi perseguido por Carla Zambelli com arma tem prisão decretada pela Justiça de SP
A

A Justiça de São Paulo determinou a prisão em regime aberto do jornalista Luan Araújo, que ficou conhecido nacionalmente após ser perseguido pela então deputada federal Carla Zambelli, armada, em um episódio ocorrido em 2022 na capital paulista.

 

A decisão está relacionada a uma ação movida por Zambelli após o caso. A ex-parlamentar alegou ter sido vítima de difamação em um texto publicado por Araújo no portal Diário do Centro do Mundo, no qual ele relatava a perseguição e fazia críticas à postura da então deputada.

 

No artigo, o jornalista afirmou que Zambelli utilizou o episódio como “mais um espaço para fazer o picadeiro clássico de uma extrema-direita mesquinha, maldosa e que é mercadora da morte”. A declaração motivou a ação por crime contra a honra.

 

Ao analisar o caso, a Justiça condenou Araújo ao pagamento de uma indenização de aproximadamente R$ 2,2 mil por difamação. Segundo o processo, o valor não foi quitado dentro do prazo estabelecido.

 

Diante do descumprimento da pena pecuniária, o juiz José Fernando Streinberg determinou, em decisão assinada no último dia 1º de junho, a conversão da pena restritiva de direitos em pena privativa de liberdade, a ser cumprida em regime aberto.

 

“Com efeito, tendo em vista que o condenado, apesar de devidamente intimado, não cumpriu a prestação pecuniária imposta [...] converto a pena restritiva de direitos em pena privativa de liberdade, nos moldes da sentença prolatada”, registrou o magistrado.

 

Relembre o caso

 

O episódio que ganhou repercussão nacional ocorreu em outubro de 2022, às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais.

 

Na ocasião, Carla Zambelli sacou uma arma de fogo e perseguiu Luan Araújo pelas ruas do bairro dos Jardins, área nobre da capital paulista. A ex-deputada afirmou ter sido provocada por apoiadores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Segundo relato de Araújo, ele deixava um chá de bebê quando ouviu Zambelli fazer referência à eleição de Tarcísio de Freitas ao governo de São Paulo. Após uma discussão verbal, a situação se agravou.

 

Imagens divulgadas na época mostram a então deputada correndo atrás do jornalista com uma arma em punho. O homem buscou refúgio em um bar da Alameda Lorena, onde a perseguição terminou.

 

O caso gerou grande repercussão política e jurídica, tornando-se um dos episódios mais marcantes do período eleitoral de 2022.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: