domingo, 01 de novembro de 2026
Redação Jornal Somos
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) vai iniciar uma investigação contra a JBS para apurar uma suposta formação de cartel em carne suína e de aves.
A investigação foi motivada após o presidente da JBS, Gilberto Tomazoni, ter dito no último dia 29, em um fórum de investimentos latino-americanos aberto à imprensa, promovido pelo Credit Suisse, durante um debate em que participava de que, para compensar a alta dos preços do milho no país, a empresa iria repassar a alta da commodity para seus produtos. Segundo ele, a alta no Brasil da commodity usada na alimentação dos animais deve-se a motivos que incluem demanda de exportação forte e uso doméstico para etanol.
— Jornal Somos (@JornalSomos) February 4, 2020
Imagem: Claudio Belli/Valor/Ag. O Globo
A decisão de instaurar o procedimento preparatório de inquérito administrativo foi tomada pelo superintendente-geral do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, ao final do dia seguinte do acontecido, segundo documento obtido pela Reuters. Conforme a mesma reportagem citada do jornal Valor Econômico também já informou, a possibilidade de que pode haver algum repasse do aumento dos custos para as carnes já era considerada no mercado.
Em resposta a empresa se manifestou em nota. A empresa JBS informou, em nota, que “A JBS informa que não foi notificada da abertura de nenhum processo investigativo no CADE até o momento e rechaça qualquer alegação de prática de cartel pela companhia”.
Agora a apuração será conduzida pela Superintendência-Geral do Cade e vai correr sob sigilo. Segundo as normas do órgão, poderão ser pedidas diligências e tem 30 dias para concluir as investigações. Ao final desse prazo, ele poderá pedir abertura do inquérito administrativo, arquivar o caso ou prorrogar o prazo e pedir novas diligências. O caso só segue para o Tribunal Administrativo do Cade, quando é julgado pelos conselheiros, se ao fim das apurações a Superintendência-Geral concluir que houve uma prática anticompetitiva. É nessa fase que podem ser determinadas punições. Ainda assim, durante as investigações a Superintendência-Geral tem poderes para pedir medidas preventivas a fim de cessar uma eventual prática irregular.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
01/11/2026
Ana Castela vai cantar o Hino Nacional no GP de São Paulo de Fórmula 1
A cantora sertaneja Ana Castela foi escolhida para interpretar o Hino Nacional Brasileiro antes da corrida principal do GP de São Paulo de Fórmula 1, marcada para domingo, 8 de novembro, em Interlagos. A organização confirmou a participação da artista nas redes sociais.
31/10/2026
Metade do Brasileirão 2026 luta contra o rebaixamento
Com as vitórias de Grêmio (2 a 0 sobre Athletico) e Corinthians (2 a 0 sobre Mirassol) na 33ª rodada, metade da tabela do Brasileirão 2026 entrou em zona de risco, enquanto Coritiba, Vitória e Botafogo encaram situações críticas nas últimas rodadas.
31/10/2026
Adolescentes de 14 e 16 anos são mortos após suposto encontro em Pernambuco
Polícia Civil confirma que José Pablo, 14, e João Vitor, 16, foram mortos no Loteamento São Gabriel, após se encontrarem com alguém, enquanto João Vitor já era investigado por crimes diversos.
31/10/2026
PRF apreende cerca de 3,5 toneladas de skunk em caminhão na BR-153, em Morrinhos
Ação integrada entre a PRF e a Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu cerca de 3,5 toneladas de skunk escondidas no compartimento de carga de um caminhão na BR-153, em Morrinhos, no sul de Goiás. Um homem de 40 anos foi preso.