quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Janssen envia à Anvisa pedido para uso emergencial de sua vacina contra a Covid-19

POR Ana Carolina Morais | 25/03/2021
Janssen envia à Anvisa pedido para uso emergencial de sua vacina contra a Covid-19

Reprodução: © Newsy

A

A farmacêutica Janssen, empresa do grupo Johnson & Johnson, enviou para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quarta-feira (24), o pedido de uso emergencial de sua vacina contra a Covid-19. Antes do requerimento, o Ministério da Saúde já havia assinado contrato de compra com a empresa, o que foi oficializado em anúncio feito na última sexta-feira (19).

 

 

Foi informado pela Anvisa que a triagem dos documentos enviados pela farmacêutica já foi iniciada e que o processo durará pelas próximas 24 horas. No caso da ausência de algum documento, a agência poderá requerer a informação diretamente ao laboratório.

 

 

"A meta da Agência é fazer a análise do uso emergencial em até sete dias úteis, descontando eventual tempo que o processo possa ficar pendente de informações, a serem apresentadas pelo laboratório", explicou a Anvisa, por meio de nota.

 

 

Até o momento, a Agência concedeu ao Brasil o registro definitivo de dois imunizantes, sendo eles o da Pfizer e o Oxford/AstraZeneca, bem como ofertou uma autorização de uso emergencial para a CoronaVac.

 

 

A vacina da Janssen, que agora requer sua utilização emergencial em território brasileiro, já foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para esta finalidade. Além disso, ela é a única que necessita de apenas uma dose única para imunizar a pessoa.

 

 

Se o pedido for acatado pela Anvisa, a Janssen entregará ao Brasil, conforme prazo estipulado anteriormente em contrato com a pasta da Saúde, 16,9 milhões de doses de vacina no terceiro trimestre de 2021, e depois, mais 21,1 milhões de doses no quarto trimestre deste ano.

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: