quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Em mais um recuo após má repercussão de sua ideia, o presidente Jair Bolsonaro, disse aos comandantes militares e oficiais generais da cúpula das Forças Armadas a informação de que não haverá mais nenhuma base militar americana no Brasil durante seu mandato. A mensagem foi passada pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva.
Bolsonaro havia citado a possibilidade da instalação de uma base dos Estados Unidos, país do qual tem se aproximado muito. Seu chanceler, Ernesto Araújo, confirmou a intenção logo após. A decisão foi elogiada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que esteve na posse.
A intenção assustou os militares, especialmente porque Jair Bolsonaro é conhecido pela retórica nacionalista. No Brasil, a idéia de uma base militar estadunidense causa receio. A idéia da base contraria os princípios de soberania e busca de meios de autodefesa estabelecidos pela Política Nacional de Defesa e pela Estratégia Nacional de Defesa.
Outra preocupação relatada pelos militares é relacionada a precedentes. A Rússia negocia colocar uma base militar na costa da Venezuela, e poderia se sentir estimulada por um movimento do tipo por parte do Brasil. A sugestão também causou preocupação na Força Aérea Brasileira, mediadora das negociações para estabelecer um acordo com os EUA para o uso comercial da Base de Alcântara.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.