quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Jair Bolsonaro é eleito presidente da República

POR Jornal Somos | 28/10/2018
Jair Bolsonaro é eleito presidente da República
O

O candidato Jair Bolsonaro do PSL foi eleito presidente a República neste domingo (28) no segundo turno. Com 55,34%, um total de 57.161.417 votos, Jair assume a presidência a partir do dia 1 de janeiro de 2019.

 

O Partido Social Liberal (PSL) é um partido relativamente novo. Ele foi fundado em 1994 e registrado em 1998, completando 24 anos no próximo dia 30, considerado uma pequena idade comparado com os 38 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) e os 38 anos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

 

O fundador, o empresário pernambucano Luciano Bivar, foi o único candidato do PSL à presidência antes de Jair Bolsonaro – tendo 0,06% dos votos válidos em 2006. Foram 11 candidatos da sigla eleitos em 1998 e 30 prefeitos do PSL eleitos em todo o Brasil em 2016.

 

Nesse ano, com o destaque de Jair Bolsonaro e apoiadores políticos por todo o país, Além da candidatura de Bolsonaro, o PSL conquistou a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados, com 52 das 513 vagas para parlamentares. Ficou atrás somente do PT (56). Além disso, o PSL também conquistou quatro das 81 cadeiras no Senado e tem três candidatos a governador concorrendo ao segundo turno nos Estados. Nas assembleias legislativas, as conquistas também foram exponenciais - como a votação recorde de Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, com deputado federal por São Paulo.

 

Após o governador eleito em Goiás, Ronaldo Caiado, declarar apoio ao candidato Jair Bolsonaro do PSL, e realizar ontem (27) um último ato em seu apoio em Goiânia, o presidenciável recebeu em Goiás 65,53% dos votos. Caiado afirma que defende Bolsonaro pois acredita que o Brasil deva seguir em um novo modelo de política. Sendo a maior liderança do estado de Goiás, o governador atraiu para o candidato à presidência ainda mais apoio entre os parlamentares goianos.

 

Jair tem 63 anos e nasceu em 21 de março de 1955, na cidade de Campinas,  no interior de São Paulo. Sua formação militar foi na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, na Academia Militar das Agulhas Negras e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).

 

A vida política de Bolsonaro começou em 1988 quando foi eleito vereador pela cidade do Rio de Janeiro. Depois de dois anos, conseguiu se eleger deputado federal, cargo que ocupou até partir para a disputa presidencial de 2018.

 

Nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, Jair Bolsonaro teve uma votação expressiva, com vantagem de, em média, 18% sobre o candidato Fernando Haddad.

 

Nos estados da Região Nordeste e alguns estados do Norte, Fernando Haddad aparece com vantagem em relação ao candidato do PSL.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: