sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mario Schreiner, participou nesta terça feira (12), em Brasília, da abertura do seminário “Diagnóstico e Desafios da Agropecuária”, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O evento reuniu pesquisadores e especialistas para discutirem temas importantes para o setor produtivo, como política agrícola, logística e armazenamento, sustentabilidade ambiental, produção e economia regional.
“Existem vários desafios para serem superados no setor agropecuário brasileiro, como o melhor acesso ao crédito rural oficial que financia 30% da agricultura brasileira. O restante é financiado pelo setor privado ou com recursos dos produtores rurais”, enfatizou Schreiner, que representou o presidente da CNA, João Martins, no encontro. De acordo com o vice-presidente da CNA e presidente da (Faeg), outro ponto importante é a necessidade de ampliação do seguro rural. “Apenas 10% da nossa agricultura possui seguro rural. Já nos Estados Unidos mais de 80% da produção é assegurada. É fundamental aumentar o acesso a esse instrumento, pois seguro rural eficiente atrai outras fontes de investimento”, observou Schreiner.
Para Bruno Lucchi, superintendente da CNA, a iniciativa do Ipea em reunir pesquisadores para tratar de desafios do setor agrícola é enriquecedora. “A pesquisa científica foi bastante importante para contribuir com o setor produtivo em questões relacionadas à produtividade. É importante ter essa integração entre membros da academia e representantes do governo debatendo proposições para o setor agropecuário. O evento foi, sem dúvida, de suma importância”, declarou o superintendente.
Durante o seminário foi lançada a publicação “Desafios da Nação” elaborado a partir de estudos realizados pelo Ipea para a formulação de políticas públicas e retomada de crescimento econômico do Brasil. Na publicação há um capítulo sobre sustentabilidade produtiva, em que foi traçado um amplo diagnóstico do setor agropecuário brasileiro.
Também participaram do evento o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares, e o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10