sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Instituto de cultura será criado em 2020

POR Jornal Somos | 24/12/2019
Instituto de cultura será criado em 2020

Ministério da Cidadania

N

No início de 2020, o Brasil vai criar um instituto de cultura, nos moldes dos institutos Goethe (Alemanha) e Cervantes (Espanha), de acordo com o secretário de Cultura Roberto Alvim, o instituto será criado na intenção de promover a realização de projetos com outros países que incentivam a cultura.

 

Entre os países que podem realizar parcerias culturais com o Brasil, Alvim citou Hungria, Áustria, Polônia, Croácia, Grécia e Espanha. O secretário disse que o instituto brasileiro será ligado tanto à cultura quanto às relações exteriores, devendo levar “a arte local para fora, e também trazer a arte e a cultura de outros países para o Brasil”.

 

Ele ainda afirmou que, comparado com 2019, “o ano de 2020 será incrível”. O secretario observou que 2019 foi prejudicado em termos orçamentários, por “uma série de engessamentos que aconteceram”. Acrescentou que o próximo ano será marcado pelo lançamento de série de editais visando dar destaque às programações culturais. “A parceria com o Ministério das Relações Exteriores está dentro desse escopo”.

 

Alvim observou que o governo está estudando o desbloqueio orçamentário visando proporcionar “verba maior para a criação de programas que levem arte e cultura com total acessibilidade à população brasileira”.

 

“Refiro-me a programas de formação, de produção e circulação de obras, que sejam oferecidos gratuitamente para a população. E que tenham capilaridade municipal”, disse.

  

Segundo o secretário de Cultura, o governo está criando condições que permitam que todos os setores da população brasileira possam se beneficiar dos produtos culturais oferecidos.

 

“Nosso objetivo é criar condições fora das panelinhas que aconteceram antes, ao longo dos últimos 20 anos. Existia um setor completamente dominado por uma determinada elite que não se abria para a maioria do povo brasileiro. Agora é o momento para que isto se abra fora de veiculações e vinculações ideológicas”, disse.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: