quinta-feira, 25 de abril de 2024

Instituto Butantan cria vacina própria contra a Covid e pedirá autorização para testes à Anvisa nesta sexta (26)

POR Ana Carolina Morais | 26/03/2021
Instituto Butantan cria vacina própria contra a Covid e pedirá autorização para testes à Anvisa nesta sexta (26)

Reprodução / Yahoo Notícias

O

O Instituto Butantan anunciou que irá criar uma vacina própria contra a Covid-19, a Butanvac, e que irá pedir, nesta sexta-feira (26), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para iniciar os testes e estudos clínicos. A tecnologia utilizada é a mesma do imunizante da gripe e já considera a variante brasileira P1 do novo coronavírus.

 

 

Se a Anvisa autorizar, a testagem das fases 1 e 2 será iniciada já no mês de abril em 1.800 voluntários, e após, a fase 3, que estipulará a eficácia da vacina, contará com 9.000 participantes. Dessa forma, fabricação dos imunizantes será realizada em maio, e seguindo este possível cronograma, estarão disponíveis ao país, a partir de julho, 40 milhões de doses.

 

 

"Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clínica e iniciar a produção", revelou o diretor do Instituto, Dimas Covas.

 

 

O diretor do Butantan também afirmou que a produção própria da vacina começou há exatamente um ano atrás, na data de 26 de março de 2020. O desenvolvimento do imunizante foi com matéria-prima brasileira, além da mesma tecnologia utilizada na vacina da gripe – a qual o Instituto é responsável pela maior produção do hemisfério sul.

 

 

"Essa vacina será integralmente produzida aqui, nós não dependeremos de nenhum insumo, da importação de nenhum insumo, é uma tecnologia que já existe. Essa tecnologia é a mesma que é usada para a produção da vacina da gripe", contou.

 

 

Além da Anvisa, outro órgão que também receberá, nesta sexta (26), todas as informações sobre a Butanvac é a Organização Mundial da Saúde (OMS), para que ela possa acompanhar o desenvolvimento da vacina.

 

 

(Com informações do G1)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: