sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

INSS recebe 461 denúncias de golpes contra aposentados

POR Jornal Somos | 17/08/2018

As reclamações à Ouvidoria cresceram 84% na comparação entre os primeiros semestres dos anos anteriores

INSS recebe 461 denúncias de golpes contra aposentados
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Após dispararem no ano passado, as denúncias de golpes financeiros contra aposentados e pensionistas do INSS tiveram queda de 29% no primeiro semestre de 2018, segundo dados da Ouvidoria Previdenciária.

 

Entre janeiro e junho, o órgão recebeu 461 queixas. No mesmo período de 2017, a Ouvidoria havia registrado 649 relatos de beneficiários que se disseram vítimas de estelionatários.

 

O recuo nas denúncias em 2018 pode ser reflexo do aumento fora do comum ocorrido no ano anterior. Na comparação entre os primeiros semestres de 2016 e de 2017, as reclamações à Ouvidoria cresceram 84%, passando de 353 para 649.

 

O Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo INSS, recomenda aos segurados não repassarem nenhum tipo de informação pessoal ou dados previdenciários a pessoas ou empresas desconhecidas.

 

Caso tenha dúvidas sobre o benefício, o segurado deve procurar as agências da Previdência ou ligar para o 135.

 

Caso já tenha sido vítima de algum intermediário, a recomendação do órgão ao beneficiário é que ele cadastre uma manifestação na Coordenação Geral da Ouvidoria Previdenciária e relate o ocorrido, informando detalhes. A reclamação pode ser registrada pelo telefone 135, escolhendo a opção “ouvidoria”, ou por meio do site do INSS (inss.gov.br).

 

FRAUDES CONTRA SEGURADOS

Aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos para não cair em golpes; Há diversas modalidades aplicadas por golpistas, que podem trazer grandes prejuízos. Descontos de crédito consignado ou associações.

Os descontos podem ser ilegais quando:

• O beneficiário não pediu o empréstimo, mas teve a grana depositada na conta dele;

• O segurado não recebeu a grana do empréstimo, mas teve as parcelas descontadas;

• Fez e quitou o consignado, mas os descontos no benefício continuam;

• O aposentado paga mensalidade para uma organização à qual nunca se associou;

 

O que fazer?

• Registre um boletim de ocorrência em uma delegacia;

• Vá ao banco, peça extratos e faça uma reclamação formal;

• Ligue na Ouvidoria do INSS, no número 135, e, se possível, leve a reclamação por escrito em uma agência;

• Se o banco ou a associação não devolver o dinheiro, o segurado pode buscar a Justiça;

 

Golpe da revisão ou do falso precatório:

• Associações ou pessoas que se passam por funcionários do INSS entram em contato com segurados prometendo revisões;

• Também é oferecida grana de precatórios de processos desconhecidos pelo segurado;

 

 

Como os golpistas agem:

• O aposentado ou pensionista recebe um telefonema dizendo que o segurado tem direito a uma revisão no benefício;

• Há golpistas que mandam cartas com número de telefone para que o segurado entre em contato;

• Essas pessoas pedem o depósito de um valor para habilitar a revisão ou liberar a grana do precatório;

 

Como evitar?

• Não é comum que advogados peçam valores para entrar antecipadamente com ações, então, nunca deposite dinheiro com a promessa de ganhar uma revisão;

• O INSS não pode abordar segurados dessa maneira, por isso, desconfie do contato se alguém falar em nome do instituto;

• Procure a ouvidoria do INSS e registre um boletim de ocorrência na delegacia, caso desconfie se tratar de uma fraude;

 

Tome cuidado:

• Nunca forneça dados bancários ou de seu benefício por telefone a desconhecidos;

• Caso seja abordado, procure opiniões de outros advogados para ver se o direito realmente existe;

• Desconfie de quem promete boladas de dinheiro em ações totalmente desconhecidas;

 

Servidores também são vítimas

• Não são só aposentados e pensionistas do INSS que são vítimas de quadrilhas;

• Servidores inativos de estados e prefeituras também podem se dar mal na mão de golpistas;

• Ao receber telefonemas ou correspondências prometendo precatórios ou revisões, procure o órgão responsável para confirmar se o contato é real;

• Não realize transferência de valores a desconhecidos;

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