quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou novamente a suspensão do bloqueio de aposentadorias por ausência de prova de vida. Publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (28/12), a Portaria altera as datas definidas anteriormente, que dariam início do bloqueio dos pagamentos em caso de não realização da prova de vida.
Agora, o beneficiário do INSS só terá o beneficio suspenso a partir de julho de 2022, em casos de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular. Antes, a normativa previa o bloqueio para janeiro de 2022.
"A partir de julho de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício, os créditos mensais da segunda e da terceira competências subsequentes serão encaminhados à rede pagadora com marca de bloqueio, inclusive para aqueles com mês de aniversário de janeiro a junho de 2022", diz o artigo 6º da Portaria desta terça-feira.
De acordo com INSS, aproximadamente 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente, para que continuem a receber. Em virtude da pandemia da Covid-19, desde de março de 2020 o INSS continua realizando os pagamentos, sem bloqueio, suspensão ou cessação do beneficio no caso de não realizar a prova de vida.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.