sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, informou, nesta terça-feira (23), que a suspensão da obrigatoriedade da prova de vida será mantida até o fim do mês de abril, retornando, dessa forma, somente em maio. Apesar da prorrogação, o órgão incentiva os beneficiários a se regularizarem o quanto antes.
A suspensão da prova de vida anual está vigente desde março do ano passado devido à pandemia de Covid-19 e, desde então, seu retorno está sendo prorrogado. A medida é obrigatória aos aposentados e pensionistas do INSS, uma vez que, sem sua realização, os benefícios destes são bloqueados.
Antes do anúncio efetuado nesta terça (23) pelo presidente do Instituto, um decreto de 20 de janeiro havia estipulado que a suspensão permaneceria até este mês de fevereiro. De acordo com Leonardo Rolim, 5,3 milhões de usuários deixaram de realizar a prova de vida em 2020 sem deixar de receberem seus benefícios.
Outra informação que também repassada na mesma ocasião foi a ampliação do projeto piloto que permite a realização da prova de vida de forma digital, serviço que está disponível no aplicativo MeuGov.br, que pode ser baixado tanto em celulares Android como iOS.
Assista abaixo o passo a passo de como realizar a prova de vida digital do INSS:
(Com informações da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10