sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

INSS divulga novo calendário para prova de vida

POR Ana Carolina Morais | 06/07/2021
INSS divulga novo calendário para prova de vida

Foto: Arquivo / Agência Brasil, via Governo Federal

U

Um novo calendário para prova de vida dos aposentados e pensionistas foi divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O procedimento, que é essencial para a manutenção dos benefícios, estava paralisado desde março de 2020 devido à pandemia de Covid-19, mas voltou a ser obrigatório a partir de 1º de junho.

 

 

O cronograma novo insere os meses de janeiro a agosto de 2022 para aqueles que precisam realizar a comprovação entre maio de 2021 e julho de 2022. O calendário até dezembro de 2021, para os procedimentos que perderiam a validade até o mês de abril, já havia sido divulgado. Confira abaixo as novas datas:

 

 

 

 

Segundo o INSS, aproximadamente 36 milhões de aposentados e pensionistas realizam a prova de vida anualmente para continuar recebendo o benefício. A obrigatoriedade dessa medida ocorre com o intuito de evitar fraudes, bem como para garantir a manutenção do pagamento. Sendo assim, é importante estar atento para as datas. O segurado que se interessar em antecipar seu calendário, por exemplo, pode realizar sua prova antes.

 

 

(Com informações do G1 e do UOL)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: