quarta-feira, 03 de julho de 2024

Brasil

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

POR Lucas Medeiros | 16/04/2024
INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Reprodução

O

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre a atuação de sites e páginas em redes sociais que se apresentam como intermediários para obter o salário-maternidade. O INSS esclarece que não utiliza esses canais para a concessão do benefício e orienta os segurados a acessarem os canais oficiais para solicitar o salário-maternidade.

 

Para obter o benefício, basta acessar o aplicativo ou site do INSS ou ligar para a Central de Atendimento 135. É importante ressaltar que o serviço é totalmente gratuito, não sendo cobradas multas ou taxas adiantadas para a liberação do auxílio. Em casos em que as seguradas necessitem de auxílio, o INSS recomenda buscar orientação de um advogado devidamente registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou da Defensoria Pública. Isso evita que as seguradas sejam vítimas de golpes por parte de pessoas que se passam por advogados, mas não têm registro profissional.

 

É fundamental não fornecer dados pessoais, como CPF, nome e data de nascimento, a estranhos ou em sites desconhecidos. O INSS alerta que sites e redes sociais que oferecem facilidades para obter o salário-maternidade não são canais oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois representam risco à segurança dos dados da cidadã. 

 

O salário-maternidade é concedido às seguradas em razão do nascimento do filho ou filha, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. É um benefício importante para garantir a proteção à maternidade e o cuidado com a família.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: