terça-feira, 23 de abril de 2024

Inspeção dos códigos-fonte é iniciada pelo STE em urnas eletrônicas para eleições de 2022

POR Thais Cabral | 11/10/2021
Inspeção dos códigos-fonte é iniciada pelo STE em urnas eletrônicas para eleições de 2022

Imagem: Divulgação/TSE

O

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (11/10), abriu a etapa de inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas para as eleições de 2022.

 

 

Fazendo parte do preparativo para o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, e fase dura duas semanas, e ao todo serão 39 pessoas selecionadas para atuar na inspeção, que levam o nome de "investigadores".

 

 

Os especialistas devem desempenhar atividades, e entre elas, terão que elaborar um plano ataque às urnas. Assim, o teste será enviado ao TSE até dia 25/10. Em novembros os mesmo retornaram à Justiça Eleitoral para realizar o plano e tentar encontrar vulnerabilidades a ser corrigidas nas urnas.

 

 

De acordo com José Melo de Cruz, coordenador de sistemas eleitorais do TSE, os testem servem para mostrar "onde podemos melhorar". O coordenador ainda reforçou que as urnas são seguras e que o sistema eletrônico não permite que os resultados sejam alterados, e se algo do gênero acontecesse seria facilmente identificado.

 

 

Sandro Vieira, juiz auxiliar da presidência do TSE, afirma que os testes servem para garantir à sociedade a segurança das urnas e a eficiência do sistema eleitoral brasileiro.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: