quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Inscrições para o Sisu se iniciam no final de janeiro

POR Jornal Somos | 05/12/2019
Inscrições para o Sisu se iniciam no final de janeiro

Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

A

A edição do primeiro semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá suas inscrições abertas dia 21 de janeiro. O cronograma foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) ontem (04).

 

As inscrições se iniciam dia 21 e se encerram às 23h59 do dia 24. O resultado será divulgado no dia 28.

 

O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular. O processo seletivo do Sisu é totalmente automatizado utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos. A participação é gratuita e a seleção acontece duas vezes por ano.

 

O candidato deve se inscrever no site oficial XXX, usando o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é importante lembrar que são aceitos somente candidatos que fizeram a edição mais recente do exame, sem ter zerado a redação. Cada candidato pode selecionar duas opções de curso dentro das vagas disponíveis em instituições públicas. Ao escolher as  opções de curso, o participante também deve selecionar a modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência.

 

Enquanto estiverem abertas as inscrições, os candidatos podem consultar a “nota de corte”, que é a menor nota do Enem possível para entrar naquela vaga. Dependendo da nota de corte, o participante pode optar por continuar disputando aquela vaga, ou tentar outra opção de curso. As notas de corte são divulgadas diariamente.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: