sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Inscrição do Enem 2022 poderá ser paga com PIX ou cartão de crédito

POR | 10/05/2022
Inscrição do Enem 2022 poderá ser paga com PIX ou cartão de crédito

Imagem: Divulgação/Inep/Enem 2022

C

Começam hoje, terça-feira (10/5), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e o grande diferencial para este ano é a opção de pagamento poder ser através de PIX ou cartão de crédito. Essa é a primeira vez que a taxa de inscrição que tem o mesmo valor de R$ 85 desde 2019 poderá ser feito desta maneira. O valor é o mesmo seja para versões digital ou impressa. 

 

 

A novidade foi anunciada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, ainda na semana passada através dos canais de comunicação do Ministério da Educação (MEC) e da Autarquia. A medida é mais uma conquista contemplada nas ações de gestão e governança priorizadas para beneficiar os participantes do exame, ampliando o alcance e facilitando a conclusão da inscrição dos interessados. A inovação foi formalizada por meio de retificações dos editais do exame, que foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 6 de maio.

 

 

Vale ressaltar que o pagamento da taxa de inscrição também poderá ser feito por meio do tradicional boleto, que deve ser gerado na Página do Participante e pago pelos não isentos em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários e respeitando os horários de compensação.

 

 

E para quem optar por pagamento no cartão de crédito, poderá ter acréscimo dependendo da bandeira, já que isto ficou à escolha de cada empresa financeira. As inscrições vão até o dia 21 de maio e tem até o dia 27 deste mês para efetuar o pagamento.

 

 

Outro ponto para reforçar é que a participação no exame apenas será garantida após a confirmação do pagamento da taxa.

 

 

E aos primeiros interessados que tentaram fazer a inscrição nas primeiras horas do dia de hoje, já existem relatos de problemas com o site do Inep. Segundo reclamações publicadas no Twitter, o problema começa logo no início do processo. Depois do estudante clicar em "Inscrição", o bot envia a mensagem "Antes de prosseguir com a inscrição, preciso que você resolva um desafio". No entanto, não aparece nenhuma outra mensagem. O desafio seria para reconhecer símbolos como uma impressora ou uma tesoura, com o objetivo de verificar se é realmente uma pessoa que está fazendo o processo.

 

 

Sobre estes problemas, até o fechamento desta reportagem não havia nenhuma nota oficial dos órgãos responsáveis sobre o assunto.

 

 

(Com informações do G1 e Uol)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: