quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Iniciou-se nessa sexta-feira a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa

POR Jornal Somos | 01/11/2019
Iniciou-se nessa sexta-feira a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa

Faeg

A

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa se iniciou nesta sexta-feira (01). A vacina este ano, teve alteração na formulação, com a redução na dosagem de aplicação. Devem ser imunizados bovinos e bubalinos na faixa etária de zero a 24 meses, até o próximo dia 30.

 

Confira os cuidados na hora da aplicação

É importante, no momento da compra, optar por lojas registradas e certificar que as vacinas estão armazenadas na temperatura correta: entre 2º C e 8º C.

 

O transporte deve ser feito em caixa térmica, com pelo menos três partes de gelo para cada vacina e lacre.

 

O cuidado também deve ser estendido ao momento de escolha do horário de aplicação do antivírus, que deve ser feito durante o momento mais fresco do dia.

 

Durante a vacinação, é preciso manter a seringa e as vacinas na caixa térmica, e lembre-se: use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação.

 

Antes de aplicar, é necessário agitar o frasco e aplicar a dosagem certa em todos os animais: 2 ml. O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele.

 

Após vacinar todo o rebanho necessário, é preciso preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do estado juntamente com a nota fiscal de compra das vacinas.

 

Mudanças

Este ano, a vacina teve alterações na formulação, com redução na dosagem de aplicação, de 5 para 2 ml, a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada com o intuito de diminuir os nódulos.

 

Após imunizar seu rebanho, o produtor terá até 6 de dezembro para comprovar a vacinação junto à Inspetoria de Defesa Agropecuária local, apresentando a classificação do rebanho, por sexo e idade, e a nota fiscal de compra das doses aplicadas.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: