quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Freepik/@lifeforstock
O verão que começa nesta semana terá clima abafado em todas as regiões do país, segundo o Climatempo. A estação mais quente do ano começa exatamente às 00h27 de sexta-feira (22) e se estende até 20 de março, às 00h06.
Por conta da influência do El Niño, o verão 2023/2024 será caracterizado por:
O meteorologista e coordenador-geral de Ciências da Terra do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilvan Sampaio, explica que o verão vai seguir com temperaturas acima da média. "Vamos ter ainda ondas de calor, como as registradas nos últimos meses", comenta.
Sampaio ressalta temperaturas recordes e as frequentes ondas de calor são uma consequência direta do El Niño. Apesar do tempo abafado ser esperado para todo o país, novas ondas de calor podem ser registradas em janeiro no Sudeste e na região central do Brasil. Já no Oeste e Sul do país, as condições mais favoráveis para a ocorrência desse fenômeno devem ser observadas entre janeiro e fevereiro.
Os meteorologistas explicam que, assim como foi observado nos últimos meses, o El Niño terá um papel central nas altas temperaturas e no padrão de chuvas no verão. De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, o pico do fenômeno deve ser observado entre dezembro e janeiro. Com isso, as temperaturas devem ficar acima da média nesse período.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.