quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Inflação do aluguel encerra o ano em 23,14% e tem a maior alta desde 2002

POR | 29/12/2020
Inflação do aluguel encerra o ano em 23,14% e tem a maior alta desde 2002

Reprodução/rede social

F

Foi divulgado hoje, terça feira (29/12), pela Fundação Getulio Vargas (FGV), os valores do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M). E a notícia para as pessoas que moram em aluguel não é das melhores, já que o Índice gerencia os reajustes dos valores aplicados para o aluguel e encerra 2020 com a alta de 23,14%, . Foi o maior avanço do IGP-M desde 2002, quando o índice acumulou alta de 25,31%.

 

 

Segundo a mesma publicação, feita pela FGV, ao longo deste ano, o IGP-M foi pressionado pela desvalorização do real em relação ao dólar e pelo avanço dos preços das commodities. Entre os três componentes do índice, a maior pressão de 2020 foi observada no índice de preço ao produtor.

 

 

Esse salto histórico afeta diretamente famílias que moram de aluguel. Mas é possível negociar uma redução no valor da locação após 30 meses de contrato ou no percentual de reajuste, principalmente locatários que perderam o emprego ou parte da renda por conta da crise. Os analistas de mercado imobiliário dizem que há espaço para renegociar um aumento menor do valor do contrato diante do atual cenário de crise econômica.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: