quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Os indígenas yanomami que desapareceram da região de Aracaçá na última semana de abril foram encontrados, em um lugar longe de suas terras, e alguns estando acompanhados de garimpeiros. A informação foi dada pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi), Júnior Hekurari Yanomami, e divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, na manhã desta sexta-feira (6).
O sumiço dos indígenas havia sido denunciado pelo presidente do Condisi em uma viagem do órgão e da Polícia Federal ao território da comunidade indígena. O caso começou com a divulgação, pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana, na noite do dia 25 de abril, de um vídeo contando que uma menina de 12 anos tinha sido estuprada e morta em um ataque de garimpeiros.
Nas investigações, além de não ter localizado, na ocasião, os povos indígenas, o presidente do Condisi ainda revelou que uma das cabanas e um barracão dos Yanomami estavam queimados. Ainda não se sabe quem queimou o lugar. Por enquanto, a suspeita é que podem ter sido os garimpeiros, mas também há a chance de terem sido os indígenas.
(Com informações do g1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.