sexta-feira, 19 de abril de 2024

Índice de isolamento social no Brasil é de 37,5% durante atual momento crítico da pandemia

POR Ana Carolina Morais | 01/03/2021
Índice de isolamento social no Brasil é de 37,5% durante atual momento crítico da pandemia

Freepik

D

Diante do número de 10.551.259 casos confirmados de Covid-19 no Brasil e com a crescente escassez de leitos hospitalares para atender esta demanda, o país está vivenciando um dos momentos mais críticos da pandemia desde o seu início. E mesmo em meio a este cenário, o índice de isolamento social brasileiro é de 37,5%, conforme demonstra os dados da startup In Loco, atualizados no último sábado (27/2).

 

 

O nível de isolamento apresentado, que é o pior já registrado durante a pandemia no país, ocorre ao mesmo tempo em que 10 estados e o Distrito Federal fortificaram as medidas restritivas na tentativa de conter o avanço do vírus, sendo decreto em alguns locais, inclusive, a medida de lockdown.

 

 

A queda no quantitativo de pessoas que permanecem respeitando o isolamento social se mostra ainda mais drástica quando se comparada à níveis do ano passado, onde foi atingido, por exemplo, em 22 de março de 2020, a taxa de 62,2% de brasileiros mantendo o distanciamento.

 

 

O cálculo da taxa de distanciamento social é realizado utilizando a localização do GPS de 60 milhões de celulares. Atualmente, além dos mais de 10,5 milhões de contaminações pela doença no Brasil, também estão confirmados 254.942 óbitos pelo novo coronavírus. O número de pacientes que se recuperaram em todo o país é de 9.411.033.

 

 

Alguns representantes de segmentos nacionais já estão se manifestando sobre a atual situação crítica. Entre eles, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Willames Freire Bezerra, que pediu, na última semana, que a população volte a cumprir com as medidas de distanciamento. “Vamos voltar a orientar a população localmente que precisamos isolar os contaminados, seguir os hábitos de higiene e proteção das nossas famílias e, acima de tudo, vacinar os grupos prioritários”, enfatizou.

 

 

Apesar disso, na última sexta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro criticou governantes que estão determinando o endurecimento de regras contra a Covid-19, afirmando que os Estados que estão agindo dessa forma deverão arcar, sozinhos, com o benefício do auxílio emergencial.

 

 

“O auxílio emergencial vem por mais alguns meses e, daqui para frente, o governador que fechar o seu estado, que destrói emprego, ele que deve bancar o auxílio emergencial. Não pode continuar fazendo política e jogar no colo do presidente da República essa responsabilidade”, afirmou Bolsonaro.

 

 

(Com informações do Metrópoles e do Ministério da Saúde)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: