segunda-feira, 04 de novembro de 2024

Brasil

Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%

POR Thais Cabral | 04/11/2024
Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%

Foto: Reprodução/Redes Sociais/G1

O

O balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revelou uma queda no índice de abstenção, que passou de 28,1% em 2023 para 26,6% em 2024. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (3).

 

Além da redução na abstenção, o Ministério da Educação (MEC) registrou que, em 2024, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas se inscreveram no Enem, um aumento significativo em relação aos 58% de 2023. Em 14 estados, o índice de inscrições chegou a 100%. Na Região Nordeste, o Maranhão foi o único estado a não atingir essa proporção, registrando 83%.

 

Camilo Santana destacou a importância desse avanço: “Consideramos que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre houve uma queda no número de inscritos, e agora estamos retomando o crescimento, com quase 1 milhão de candidatos a mais.”

 

As provas e a redação foram aplicadas em 1.753 municípios, abrangendo 10.776 locais de prova e quase 150 mil salas. O ministro ressaltou que 90% dos candidatos inscritos foram alocados a até 10 quilômetros de suas residências, uma melhoria significativa em relação a anos anteriores. “Isso foi um passo importante este ano”, afirmou Santana, que também destacou que todas as ações foram cumpridas dentro do cronograma estabelecido e que os protocolos de segurança foram aprimorados.

 

No entanto, quase 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por diversas infrações, como sair do local da prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais, portar equipamentos eletrônicos ou não atender às orientações dos fiscais.

 

O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências de problemas logísticos, incluindo emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. O ministro garantiu que os participantes afetados por qualquer problema logístico podem solicitar a realização de uma nova prova, com o período para as solicitações variando de 11 a 15 de novembro, por meio da página do Enem.

 

*Com informações Agência Brasil 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: