sexta-feira, 19 de abril de 2024

Índia permite exportação da vacina de Oxford para o Brasil, afirma agência Reuters e Consulado indiano

POR Ana Carolina Morais | 21/01/2021
Índia permite exportação da vacina de Oxford para o Brasil, afirma agência Reuters e Consulado indiano

Reprodução / Brasil El País

O

O governo da Índia permitiu a exportação comercial da vacina contra a Covid-19 fabricada pelo Instituto Serum com tecnologia da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford. A informação foi concedida pelo secretário de Relações Exteriores indiano, Harsh Vardhan Shringla, à agência de notícias Reuters, confirmada também pela TV Globo com o Consulado indiano em São Paulo, e compartilhada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, em sua rede social.

 

 

A expectativa é que as doses produzidas pelo instituto indiano sejam enviadas para o Brasil e Marrocos nesta sexta-feira (23). Até então, as remessas de vacina haviam sido enviadas, pela Índia, apenas à países vizinhos, de forma gratuita.

 

 

De acordo com o Consulado indiano em São Paulo, o avião do Instituto Serum irá partir do país, na sexta, e desembarcar no aeroporto de Guarulhos ainda no sábado (22). Após, o carregamento será enviado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, afim de ser etiquetado e armazenado. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o caso.

 

 

A exportação das imunizações havia sido suspensa pelo governo indiano até que seu próprio programa de vacinação fosse iniciado. Além disso, outro empecilho enfrentado quando às doses foi a dificuldade do Brasil em adquirir a liberação da carga de 2 milhões de vacinas compras pelo país. Segundo o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, não havia problemáticas políticas e diplomáticas que resultassem no atraso da entrega, bem como não existia prazo para o recebimento do carregamento.

 

 

(Com informações do G1 e da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: