quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Incêndio no Pantanal do MS já destruiu 122 mil hectares

POR Jornal Somos | 04/11/2019
Incêndio no Pantanal do MS já destruiu 122 mil hectares

Cláudia Gaigher/TV Morena

S

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a queimada que atinge o Pantanal sul-mato-grossense, já destruiu 122 mil hectares na região de Corumbá e Miranda. A área atingida é equivalente à cidade do Rio de Janeiro.

 

Já é o segundo incêndio de grandes proporções no pantanal. O primeiro queimou em apenas uma fazenda, 35 mil hectares.

 

A dimensão do incêndio é bem maior do que a última vez. O governo resumiu como de “proporções nunca registradas” e “cenário de devastação”.

 

Quem passava pela BR-262, se via cercado. De um lado fogo, no outro vegetação queimada e à frente e atrás, cortina de fumaça. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não interditou a rodovia, porém, pediu que se evitasse passar por lá à noite. Na BR, o cenário é flora cinza.

 

Muitos animais foram mortos queimados. Entre eles, jacarés. Outros tentam fugir dos focos de calor e das chamas. Quatro pontes foram queimadas em apenas uma estrada, em um trecho de 12 km, e os bombeiros precisaram abrir um desvio para o tráfego de moradores da região.

 

A região, além de moradores, concentra pousadas e ainda uma base de pesquisa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O fogo se aproximou bastante da base de estudos. Funcionários passaram o domingo jogando água na vegetação para encharcar o solo.

 

O fogo destruiu cabos de fibra óptica e “isolou” Corumbá por alguns dias. A internet da cidade tem oscilado e quando os incêndios começaram houve falta de energia. As chamas se aproximaram de onde estão sendo instaladas torres de comunicação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), do Ministério da Defesa.

 

O combate à queimada tem sido feito por brigadistas e bombeiros, com apoio de três aviões que já lançaram mais de 200 mil litros de água. Um dos aviões do Mato Grosso, já completou 30 horas de vôo e foi para Cuiabá fazer manutenção preventiva.

 

Há trechos em que as aeronaves passam por cortina de fuma para despejar água em pontos de difícil acesso. Máquinas abrem estradas para levar caminhões com água até os combatentes.

 

A Defesa Civil, para ajudar no combate, pediu a volta dos bombeiros do Distrito Federal. Cerca de 30 bombeiros devem chegar nesta semana. Um grupo já havia estado no Pantanal durante o incêndio de setembro.

 

 A umidade relativa do ar se encontra baixa, os ventos fortes juntamente com as temperaturas altas tem dificultado o trabalho das equipes. O vento espalha o fogo e as labaredas se intensificam por causa do tempo seco.

 

Os bombeiros de Mato Grosso do Sul devem receber novos kits de combate a incêndios doados pela World Wide Fund for Nature (WWF).

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: