segunda-feira, 09 de setembro de 2024
Reprodução / Giulliano Soares
O Impostômetro de 2019, medido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), atingiu a marca de R$ 2,4 trilhões pagos pelos brasileiros, superando o índice total do ano passado. Em 2018, a quantia liquidada em tributos somou R$ 2,3 trilhões.
Segundo Marcel Solimeo, economista da ACSP, o montante arrecadado reflete a inflação do país e já era previsto, em consequência aos problemas enfrentados pelo governo. “O esforço que as autoridades vêm fazendo com o teto dos gastos tem tido resultados muito lentos se considerar a urgência da redução no gasto governamental”, disse.
Para modificar o cenário atual, o economista afirma ser necessário um maior êxito no corte de gastos e na gestão das contas públicas. “O Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo, equivalente ou até superior à carga de nações desenvolvidas. É uma tributação de primeiro mundo, que deveria retornar à população por meio de serviços essenciais e políticas públicas de qualidade”, pontuou Solimeo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.