sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Termina amanhã, terça-feira (31/5), o novo prazo para entregar a declaração de Imposto de Renda 2022. Lembra-se que este prazo já foi prorrogado uma vez, já que terminaria antes no mês de abril, o que indica que provavelmente não haverá nova data.
Apesar disto, ainda existe uma parcela de pessoas que não enviaram suas declarações. Nestes casos, os especialistas em contabilidade lembram que mesmo o contribuinte que esteja em dúvida se os dados estão corretos ou se falta algum documento, recomenda-se cumprir o prazo estipulado pela Receita Federal e fazer as correções necessárias posteriormente. Isso porque, quem não entregar a declaração dentro do prazo está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
E também, porque quem entregar a declaração incompleta pode, depois, fazer as alterações necessárias sem ser penalizado. Bastando apenas que depois, reenvie com os dados corretos, escolhendo a opção de "Declaração Retificadora" na ficha de Identificação do Contribuinte, explica a MAG Seguros. "Será necessário o número do recibo encontrado na declaração original enviada".
O único ponto que precisaria neste caso se atentar, seria quanto ao modelo da declaração (entre simples ou completa), que não poderá ser alterado depois. Tal pois, a declaração no modelo completo é mais indicada para quem tem muitas deduções a incluir, como dependentes e gastos com saúde. Já a simples é mais vantajosa para os contribuintes que não têm essas deduções.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10