quinta-feira, 18 de abril de 2024

Imposição de medidas contra a Covid a governadores havia sido proposta pelo Ministério da Defesa a Bolsonaro

POR Ana Carolina Morais | 22/04/2021
Imposição de medidas contra a Covid a governadores havia sido proposta pelo Ministério da Defesa a Bolsonaro

Divulgação/Ministério da Defesa

O

O Ministério da Defesa havia realizado, um ano atrás, em abril de 2020, uma proposta de imposição de medidas contra a Covid-19 aos governadores, onde seria efetuada uma mudança na legislação e decretado estado de “mobilização nacional” para concentrar a coordenação dos esforços de combate à pandemia. A possibilidade foi apresentada ao presidente Jair Bolsonaro, mas o governo federal decidiu por não levar adiante.

 

 

O acontecimento está registrado em documentos da pasta da Defesa aos quais o portal de notícias G1 teve acesso. Se tivesse sido aceita, a proposta faria com que um comitê do governo federal, comandado pelo ministério, estabelecesse ações e atividades que deveriam ser colocadas em práticas pelos prefeitos e governadores. Entre as possíveis medidas, estava a intervenção na produção da indústria, com “fiscais de produção”, por exemplo, bem como a convocação de civis e militares da reserva.

 

 

A legislação que deveria ser alterada, por meio de Medida Provisória, para a execução desta proposta é a Lei de Mobilização Nacional, prevista na Constituição Federal somente para situações de agressão estrangeira e com a autorização do Poder Legislativo. No caso, seria inserido a possibilidade de uso desta Lei em “casos de calamidade pública de repercussão nacional, reconhecida pelo Congresso Nacional”.

 

 

A proposta instituía que, junto à Medida Provisória, fosse publicado um decreto para estabelecer uma mobilização nacional devido à Covid-19, onde todas as medidas começariam a ser decididas pelo Comitê do Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob), que é formado por ministérios do governo federal e comandado pela pasta da Defesa.

 

 

A Casa Civil se pronunciou sobre o caso, por meio da assessoria de imprensa, informando que "a referida proposta de mudança na Lei que dispõe sobre a mobilização nacional foi analisada dos pontos de vista jurídico, político e técnico e concluiu-se pela não continuidade da iniciativa". De outro lado, o Ministério da Defesa não se manifestou.

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: